segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Perigo Fascista

Gianni Alemanno. Quem é Gianni Alemanno? Digamos que Alemanno é o Leonardo Quintao italiano.
Na última eleição para a prefeitura de Roma ninguém poderia imaginar que Gianni Alemanno venceria. Mas venceu.
Alemanno é um dos expoentes [infelizmente] da direita italiana. O seu partido, Alleanza Nazionale, é filho do post fascista MSI (Movimento Sociale Italiano). Este foi criado em 1946 pelos herdeiros do regime fascista e, entre seus lideres figurava Arturo Michelini, vice presidente do Partido Nazionale Fascista de Mussolini. O Movimento Sociale Italiano representa para a Alleanza Nazionale o mesmo que o MDB para o PMDB no Brasil.
O problema é que Roma não é Belo Horizonte. Como disse Paulo Zottolo, ex-presidente da Philips do Brasil, sobre o Piauí "Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado" , o mesmo se pode dizer sobre Belo Horizonte. Se Belo Horizonte deixar de existir o mundo não se dará conta . Isso sendo [eu] generoso com Belo Horizonte.
Enquanto Quintão fala "...eles me cobraram mil reais pra MIM ter acesso...", Alemanno anuncia a intenção de rebatizar uma rua de Roma com o nome de Giorgio Almirante. Almirante foi um vivo entusiasta do regime fascista.
Se o bufão mineiro finge um sotaque caipira, o arremedo de fascista faz elogios aos participantes da Republica de Salo. Comentário esse que contou com o beneplácito do ministro da defesa italiana, Ignazio La Russa.
A ultima de Alemanno foi afirmar que o fascismo não foi o mal absoluto. Em uma entrevista ao jornal inglês "The Sunday Times", o prefeito de Roma fez a seguinte declaraçao: "O fascismo foi fundamental para o processo de modernizaçao italiana."
Em um próximo texto vou dar mais exemplos desse perigo pelo qual a Itália passa.

Nenhum comentário: