sábado, 11 de outubro de 2008

“ Nenhum estrangeiro è um ser humano para mim “

“ Nihil humanum mihi alienum puto” Se è verdade que o belo ditado latino nunca foi verdadeiramente o resumo de uma era ,não è absurdo afirmar que nunca antes seu inverso foi tão exato para classificar um momento histórico .
Esporadicamente é publicada no Brasil alguma fala xenófoba de um líder europeu . E isso ganha particular destaque quando um grupo de brasileiros é barrado em Barcelona . Mas a realidade é que a violência contra o estrangeiro é cotidiana . Ao contrário do “ Nihil humanum mihi alienum puto “ , se poderia perfeitamente dizer, “ Nenhum estrangeiro è um ser humano para mim “ .
E nenhum país europeu parece estar sendo contaminado tão fortemente por esse sentimento como a Itália , quando em abril passado os italianos reconduziram, depois de dois anos de governo Prodi , Silvio Bersluconi ao cargo de primeiro-ministro ,sabiam perfeitamente o que estavam fazendo .
Nenhum italiano pode alegar desconhecimento em relação ao que sucederia caso Bersluconi fosse eleito . Tendo como um dos principais aliados , o partido xenófobo Lega Nord , que já chegou a defender a divisão da Itália entre o Norte desenvolvido e o Sul pobre , era de se esperar o que se seguiu .
Ao invés de gestir a imigração o governo italiano preferiu criminaliza-la . O ministério do Interior , que tem como uma de suas inúmeras atribuições a questão imigratória , foi entregue não por acaso a Roberto Maroni , um dos lideres da Lega Nord .
Uma das principais medidas anunciadas pelo governo italiano é a coleta da impressão digital das crianças ciganas . Medida que ainda não foi posta em pràtica ,graças ao firme protesto da comunidade europeia . O que não significa que o governo tenha desistido . A lei conta com a simpatia de uma parcela grande do eleitorado italiano . O que é comprovado pelo alto índice de popularidade , um dos mais altos entre todos os ministros , do ministro do Interior .
Sem dúvida a imigração deve ser discutida . Mas não se pode perder de vista o fato que se discute sobre a vida de seres humanos. O choro de uma mãe senegalesa é igual ao de uma mãe italiana ou brasileira .
Porém o que causa mais espanto é a total apatia da opinião publica italiana . O cineasta Nanni Moretti disse ,de forma absolutamente pertinente ,que mais grave que a Itália possuir um primeiro ministro que detém o monopólio da informação televisiva , e isso ser considerado aceitável , é a falta de uma verdadeira opinião pública .
Na última campanha eleitoral italiana o tema insegurança e imigração dominou o debate . E ambos os temas ocupavam o mesmo bloco no noticiário , como se fossem notìcias correlatas.Viraram sinônimos . Como se existisse uma relação causal entre imigração e violência. Como se fosse apenas uma questão de lògica .Temos imigrantes logo temos um aumento da violência .
A letárgica , para usar uma expressão de Moretti , opinião pública italiana não conseguiu demonstrar como esse raciocínio era estúpido . A violência na Itália , ao contrário , vem caindo . E é uma das menores da União Europeia . Nenhum veículo de comunicação mostrou o absurdo que se estava consolidando . Ficaram silenciosos durante toda a campanha eleitoral.
Exceção feita ,ao semanário Famiglia Cristiana . A revista da Igreja Romana desde o primeiro dia vem apontado os engôdos do governo italiano . O governo responde afirmando que a Igreja não pode se ocupar disso .
Não só pode , como deve . Sempre que o mundo ficou entregue aos ismos caminhamos para o totalitarismo . A publicação católica apenas traduziu em editorial o que está no Evangelho de Mateus .
“ E partindo Jesus dali ,foi para as partes de Tiro e de Sidom.E eis que uma mulher cananéia ,que saíra daquelas cercanias , clamou,dizendo: Senhor , Filho de Davi, tem misericórdia de mim , que minha filha está miseravelmente endemoninhada.Mas ele não lhe respondeu palavra . E os seus discípulos, chegando ao pé dele,rogaram-lhe,dizendo:Despede-a , que vem gritando atrás de nos. E ele, respondendo, disse :Eu não fui enviado senão as ovelhas de Israel. Então chegou ela , e adorou-o ,dizendo:Senhor socorre-me. Ele ,porem,respondendo disse :Não é bom pegar no pão dos filhos e deita –los aos cachorrinhos. E ela disse :Sim, senhor,mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores . Então respondeu Jesus, e disse-lhe:O mulher ,grande è a tua fé.Seja isso feito para contigo como tu desejas . E desde aquela hora a tua filha ficou sã “

Pedro Fonseca

O começo

Começamos aqui e não vamos parar nunca!