quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

João Pereira Coutinho

Escrevi em um dos primeiros posts deste blog que considerava João Pereira Coutinho o melhor colunista da Folha de São Paulo,porèm devo me rectificar: Coutinho è o melhor colunista da imprensa brasileira. Em uma de suas ùltimas colunas na Folha de São Paulo, Coutinho fez um dos melhores textos sobre José Saramago, sintetizou de forma precisa o monstro e o mèdico do único Nobel da língua portuguesa.

Coutinho escreve toda terça-feira na Folha de São Paulo. Sinceramente tem sido a única coisa realmente interessante de se ler na Ilustrada.O caderno de cultura da Folha de São Paulo virou um centro de moderninhos,parece que o editor deixou de ser o Marco António Gonçalves e virou o Tiago Ney.A Ilustrada faz cinquenta anos este ano, tomara que ela recupere a forma e deixe de se pautar por Skol Beats da vida.

Quem quiser conhecer um pouco mais de João Pereira Coutinho è só entrar no site da revista Dicta e Contradicta, là tem uma entrevista com esse grande intelectual português.

Abaixo a primeira parte da entrevista e o último paràgrafo da mais recente coluna de Coutinho.
"Disse e repito: aprender a morrer é uma forma de aprender a viver. Não apenas porque a consciência do fim revaloriza a nossa passagem pela Terra. Mas porque a morte permite dar a cada etapa da vida o respeito que essa etapa merece. Nem mais, nem menos. Só pela aceitação da morte seremos capazes de celebrar a juventude sem histeria e habitar a velhice sem drama. Ou seja, sem a tentação de prolongar patologicamente ambas."

PS-Já que eu mencionei a Dicta e Contradicta, vale a pena lembrar que acabou de sair o segundo exemplar da revista.Provavelmente não està a venda na Leitura, mas è fácil comprar pelo site da Livraria Cultura.

Cahiers du Cinèma

A prestigiada revista francesa Cahiers du Cinéma, uma das mais importantes publicações de cinema do mundo, lança neste mês de Dezembro um livro (intitulado "100 Films pour une Cinémathèque Idéale") com os 100 filmes necessários para se ter uma cinemateca ideal. Na lista há predominância de filmes clássicos e pouca presença de filmes mais novos. Também há uma clara puxação de saco com os filmes franceses , apesar do grande número de filmes americanos (claro, o melhor cinema do mundo não poderia ficar de fora)presentes na lista. A obra de Jean-Luc Godard, um dos principais teóricos da revista, ganha especial destaque (até demais, eu diria) no livro. Chaplin também é homenageado com a presença de alguns de seus principais filmes. Para elaborar a lista a Cahiers consultou 76 cineastas, historiadores e críticos de cinema franceses. Na lista aparecem clássicos como "O Mensageiro do Diabo" (1955) de Charles Laughton, "A Regra do Jogo" (1939) de Jean Renoir e "Cantando na Chuva" (1952) de Stanley Donen & Gene Kelly. Contudo clássicos como "Casablanca" (1942) de Michael Curtiz e "...E o Vento Levou"(1939) de Victor Fleming, que sempre aparecem neste tipo de publicação, desta vez ficaram de fora. Além disso, há contra-sensos como a presença de "Fale com Ela" (2002) de Pedro Almodóvar, que nem é considerado o melhor filme do cineasta espanhol , a ausência de "O Nascimento de uma Nação" (1915) de D.W. Griffith, considerado um dos filmes fundadores da estética cinematográfica - em seu lugar aparece "Intolerância" de 1916, filme que Griffith fez para "se desculpar" pelas críticas recebidas por "O Nascimento de uma Nação" (já que o filme falava sobre a Klu Klux Klan, grupo racista americano - parece que os críticos franceses não quiseram se comprometer e apelaram para a hipocrisia) e a presença de apenas um filme do cultuado diretor sueco Ingmar Bergman (Fanny e Alexander de 1982).

Segue abaixo a lista completa dos filmes escolhidos. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

1. Cidadão Kane (1941) - Orson Welles
2. O Mensageiro do Diabo (1955) - Charles Laughton
3. A Regra do Jogo (1939) - Jean Renoir
4. Aurora (1927) - Friedrich Wilhelm Murnau
5. O Atalante (1934) - Jean Vigo
6. M, o Vampiro de Dusseldorf (1931) - Fritz Lang
7. Cantando na Chuva (1952) - Stanley Donen & Gene Kelly
8. Um Corpo que Cai (1958) - Alfred Hitchcock
9. O Boulevard do Crime (1945) - Marcel Carné
10. Rastro de Ódio (1956) - John Ford
11. Ouro e Maldição (1924) - Erich von Stroheim
12. Rio Bravo - Onde Começa o Inferno (1959) - Howard Hawks
13. Ser ou Não Ser (1942) - Ernst Lubitsch
14. Era uma Vez em Tóquio (1953) - Yasujiro Ozu
15. Desprezo (1963) - Jean-Luc Godard
16. Contos da Lua Vaga (1953) - Kenji Mizoguchi
17. Luzes da Cidade (1931) - Charlie Chaplin
18. A General (1927) - Buster Keaton
19. Nosferatu (1922) - Friedrich Wilhelm Murnau
20. A Sala de Música (1958) - Satyajit Ray
21. Monstros (1932) - Tod Browning
22. Johnny Guitar (1954) - Nicholas Ray
23. A Mãe e a Puta (1973) - Jean Eustache
24. O Grande Ditador (1940) - Charlie Chaplin
25. O Leopardo (1963) - Luchino Visconti
26. Hiroshima, Meu Amor (1959) - Alain Resnais
27. A Caixa de Pandora (1929) - Georg Wilhelm Pabst
28. Intriga Internacional (1959) - Alfred Hitchcock
29. O Batedor de Carteiras (1959) - Robert Bresson
30. Amores de Apache (1952) - Jacques Becker
31. A Condessa Descalça (1954) - Joseph Mankiewicz
32. O Tesouro do Barba Rubra (1955) - Fritz Lang
33. Desejos Proibidos (1953) - Max Ophüls
34. O Prazer (1952) - Max Ophüls
35. O Franco Atirador (1978) - Michael Cimino
36. A Aventura (1960) - Michelangelo Antonioni
37. O Encouraçado Potemkin (1925) - Sergei M. Eisenstein
38. Interlúdio (1946) - Alfred Hitchcock
39. Ivan, o Terrível (1944) - Sergei M. Eisenstein
40. O Poderoso Chefão (1972) - Francis Ford Coppola
41. A Marca da Maldade (1958) - Orson Welles
42. Vento e Areia (1928) - Victor Sjöström
43. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) - Stanley Kubrick
44. Fanny e Alexander (1982) - Ingmar Bergman
45. A Turba (1928) - King Vidor
46. 8 1/2 (1963) - Federico Fellini
47. Sel Sol (1962) - Chris Marker
48. O Demônio das Onze Horas (1965) - Jean-Luc Godard
49. O Romance de um Trapaceiro (1936) - Sacha Guitry
50. Amarcord (1973) - Federico Fellini
51. A Bela e a Fera (1946) - Jean Cocteau
52. Quanto mais Quente Melhor (1959) - Billy Wilder
53. Deus Sabe quanto Amei (1958) - Vincente Minnelli
54. Gertrud (1964) - Carl Theodor Dreyer
55. King Kong (1933) - Ernst Shoedsack & Merian J. Cooper
56. Laura (1944) - Otto Preminger
57. Os Sete Samurais (1954) - Akira Kurosawa
58. Os Incompreendidos (1959) - François Truffaut
59. A Doce Vida (1960) - Federico Fellini
60. Os Vivos e os Mortos (1987) - John Huston
61. Ladrão de Alcova (1932) - Ernst Lubitsch
62. A Felicidade não se Compra (1946) - Frank Capra
63. Monsieur Verdoux (1947) - Charlie Chaplin
64. O Martírio de Joana d’Arc (1928) - Carl Theodor Dreyer
65. Acossado (1960) - Jean-Luc Godard
66. Apocalypse Now (1979) - Francis Ford Coppola
67. Barry Lyndon (1975) - Stanley Kubrick
68. A Grande Ilusão (1937) - Jean Renoir
69. Intolerância (1916) - David Wark Griffith
70. Partie de Campagne (1936) - Jean Renoir
71. Playtime (1967) - Jacques Tati
72. Roma, Cidade Aberta (1945) - Roberto Rossellini
73. Sedução da Carne (1954) - Luchino Visconti
74. Tempos Modernos (1936) - Charlie Chaplin
75. Van Gogh (1991) - Maurice Pialat
76. Tarde Demais para Esquecer (1957) - Leo McCarey
77. Andrei Rublev - O Artista Maldito (1966) - Andrei Tarkovsky
78. A Imperatriz Galante (1934) - Joseph von Sternberg
79. Intendente Sansho (1954) - Kenji Mizoguchi
80. Fale com Ela (2002) - Pedro Almodóvar
81. Um Convidado bem Trapalhão (1968) - Blake Edwards
82. Tabu (1931) - Friedrich Wilhelm Murnau
83. A Roda da Fortuna (1953) - Vincente Minnelli
84. Nasce uma Estrela (1954) - George Cukor
85. As Férias do Sr. Hulot (1953) - Jacques Tati
86. A Terra do Sonho Distante (1963) - Elia Kazan
87. O Alucinado (1953) - Luis Buñuel
88. A Morte num Beijo (1955) - Robert Aldrich
89. Era uma Vez na América (1984) - Sergio Leone
90. Trágico Amanhecer (1939) - Marcel Carné
91. Carta de uma Desconhecida (1948) - Max Ophüls
92. Lola, a Flor Proibida (1961) - Jacques Demy
93. Manhattan (1979) - Woody Allen
94. Cidade dos Sonhos (2001) - David Lynch
95. Minha Noite com Ela (1969) - Eric Rohmer
96. Noite e Neblina (1955) - Alain Resnais
97. Em Busca do Ouro (1925) - Charlie Chaplin
98. Scarface - A Vergonha de uma Nação (1932) - Howard Hawks
99. Ladrões de Bicicletas (1948) - Vittorio de Sica
100. Napoleão (1927) - Abel Gance